sábado, 19 de setembro de 2009

Diario: Primeiro dia em Berlim

Estou digitando no computador do Hotel Ramada Plaza, em Berlim, pois aqui nao tem wireless gratuito, soh um computador de acesso livre no lobby.
Estou escrevendo sem acentos porque o teclado aqui eh alemao.
Enquanto escrevo estou acompanhando o jogo do Nautico.
Chegamos ontem a noite depois de 11h de voo, 2 conexoes (Lisboa e Frankfurt) e cerca de 5 horas de espera em aeroportos.

Muito cansados, saimos para jantar num restaurante italiano ao lado do hotel. Apesar de cozinha italiana, os garcons nao falam ingles, o que dificultou a comunicacao. Acabaram vindo varios pratos trocados e, pra minha sorte, o meu tambem, pois o que havia pedido inicialmente, talharim com filet, outros que pediram disseram que estava horrivel. Acabei comendo um talharim com salmao que estava bem razoavel, embora em pequena quantidade.

O cansa,co ajudou-nos a nos adaptar ao fuso horario, pois depois do jantar fomos todos dormir, por volta de meia-noite.

Hoje pela manhä os corredores, inclusive Marines, foram pegar os kits da maratona, enquanto eu e os demais fomos para o city tour. A cidade eh enorme. Tudo eh grandioso. Fiquei sabendo que Berlim na verdade nao eh uma cidade, mas uma regiao ou departamento (como um estado) com varios alcaides (como prefeitos) e um governador, e eh do tamanho de quatro Madrids, por exemplo.

Depois do city tour voltamos ao hotel para esperar o retorno dos corredores e acabamos almocando no mesmo restaurante do jantar e eu resolvi ser conservador e pedi a mesma massa que havia pedido na noite anterior.

A tarde fomos ao Museu da Historia Alemä, observamos a passagem dos participantes da corrida de patins e depois jantamos pizza em outro restaurante italiano proximo ao Checkpoint Charlie (na foto), que eh um ponto turistico daqui, pois era uma das passagens do Muro de Berlim, controlada por americanos. Nao tirei fotos do passeio da tarde pois deixei a maquina carregando no hotel.
Quando chegamos fomos dormir e acabei acordando agora e ficando sem sono, motivo pelo qual desci para atualizar o blog e acompanhar o jogo do Nautico.
Acabo de saber que o Nautico soh empatou, o que me deixou um pouco triste, pois leio que o Nautico jogou melhor mas nao conseguiu marcar. Bem diferente do ano passado, na Grecia, quando acompanhei o Nautico golear o Cruzeiro por 5x2. Agora a coisa complicou de novo. Resta torcer pra Santo Andre e Botafogo nao ganharem amanhä.
Bem, vou dormir, pois ja sao 2h da manhä aqui e tenho de acordar cedo amanhä. Infelizymente nao deu pra postar as fotos no album, pois a conexao aqui eh muito lenta.