terça-feira, 19 de abril de 2011

Madrid - Dia 19/4 - 5o. Dia (TOLEDO)

Hoje fizemos uma visita guiada às cidades de El Escorial e Toledo.

El Escorial fica a 50km ao norte de Madrid. A grande atração de lá é o Monasterio Real de San Lorenzo, um gigantesco mosteiro onde estão enterrados os reis da Espanha. Infelizmente não se pode tirar fotos do interior do mosteiro.


Lá também fica o Vale dos Caídos, onde estão enterrados os mortos da Guerra Civil Espanhola, inclusive o túmulo do ditador Francisco Franco, cuja visitação foi interrompida pelo atual governo socialista.

De lá, seguimos para Toledo, 70 km ao sul de Madrid.


É uma cidade belíssima, com mais de 2600 anos de história e de convivência entre ibéricos, turcos, árabes, romanos, judeus e cristãos.




Daí vem a grande riqueza arquitetônica da cidade, com vestígios de todas as civilizações.




Um dos lugares mais interessantes que vi por lá foi a Sinagoga de Santa Maria. Só o nome já dá uma ideia da fusão de estilos que vemos ali. Foi construída por árabes, depois se tornou uma igreja cristá e depois uma sinagoga. Imperdível.




Lá também teria sido uma das passagens de Don Quixote, personagem de Miguel de Cervantes, por isso há estátuas dele por toda parte.

Um Dom Quixote e dois Sanchos Pança

Enfim, é um lugar inesquecível, daqueles que gostaríamos de ter muito mais tempo para explorar, andando por suas vielas, templos e lojinhas de artesanato.




Aliás, o artesanato de lá é bem sofisticado, com espadas, facas e outros objetos de aço, prata e ouro.




A propósito, a blusa de Marinês, feita por ela, fez sucesso por lá.

Ao chegarmos de volta a Madrid compramos ingressos para o musical "Les Miserables", que iremos assistir amanhã. Espero que seja um bom espetáculo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá .. .desculpe a intromissão mas vi que vc foi ao vale dos caidos ... meu bisavo morreu nessa guerra ... você sabe me informar se existe neste local auma lista com nomes dos combatentes? Minha avó (filha dele) nunca soube o peradeiro dele após a guerra só soube de sua morte. E ela me pediu para tentar ver se eu conseguia alguma confirmação de que ele tivesse sido enterrado lá. Você sabe me dizer se tem alguma lista com nomes neste lugar?

Agradeço de coração.

Priscila - priscilaalvarez@uol.com.br

EDILSON VASCONCELOS QUEIROZ disse...

Priscilla,

Infelizmente não cheguei a ir ao Vale dos Caídos, porque, como comentei no meu blog, ele está fechado para visitação, por ordem do atual governo da Espanha:

http://www.desaparecidospoliticos.org.br/pagina.php?id=78&m=9.

Quanto à lista dos mortos, não creio que tenha uma lista lá, embora não possa lhe assegurar isto, mas foram centenas de milhares de mortos na guerra civil, muitos deles, principalmente os opositores de Franco, enterrados clandestinamente, em valas comuns. A matéria a seguir fala da controvérsia sobre uma decisão judicial que objetiva levantar a lista completa das vítimas da guerra:

http://blog.controversia.com.br/2008/09/14/juiz-espanhol-investiga-destino-das-vitimas-de-franco/

Um abraço,

Edilson.

matheus disse...

eu vi que vc disse que o goverda da espanha é socialista pois vc esta errado seu governo é capitalista eu sei muito bom morei la cuase 6 anos

Postar um comentário