segunda-feira, 11 de abril de 2011

Viagem a Paris - 3o. dia (Maratona)

Acordamos morrendo de sono, às 5h30 da manhã (0h30 aí no Brasil) pra tomarmos café e irmos para o local de largada da maratona, na Avenida Champs Elisées, próximo ao Arco do Triunfo.

Não pude ficar junto com Marinês, pois o controle de acesso às baias era rígido. Marinês demorou um bocado pra achar a baia em que largaria, junto com Geovana (as baias são separadas por faixa de tempo esperado).

Acabei conseguindo entrar na última baia, onde não havia controle de acesso. Estava resolvido a fazer 10km, só não sabia ainda se iria correr 10km direto ou se iria correr 5km e voltar por alguma rua paralela.

Quando cheguei na altura dos 5km, vi que estava próximo ao hotel (na Bastilha), então resolvi seguir até os 10km e de lá pegaria um metrô de volta.

Monumento na Praça da Bastilha (5km)



Entretanto, quando cheguei nos 10km, estava me sentindo muito bem e resolvi continuar até onde desse.

Próximo ao Km 10


A corrida toda foi um grande barato, pois eu ora tirava fotos do que achava interessante... 
Grand Palais

Obelisco egípcio na Place de La Concorde

Igreja de Madeleine ao fundo

Museu do Louvre

Torre de Saint Jacques
 ... ora parava e pedia pra alguém tirar a minha foto.



A interação com os espectadores foi um destaque à parte, pois muita gente identificava minha camisa e me chamava de Brasil, Ronaldo, Ronaldinho, brasileiro e até tiravam foto de mim. E eu deles. Também havia muitos grupos se apresentando pra animar a corrida.






Depois dos 15km decidi que completaria os 21km (meia-maratona), embora já estivesse sentindo meus pés doendo. Mas mentalizei que imitaria o lema dos AA: "só mais um quilômetro!" E repetia isto para mim a cada km que passava.





Os últimos 2km foram os mais difíceis, principalmente porque depois do km 19 tinha uma subida grande e íngreme.




Não tinha noção do tempo que estava fazendo, pois meu relógio de corrida quebrou. Aos 15km, perguntei a uma moça que estava ao meu lado e o relógio dela marcava 1h45min. Aos 21km perguntei a um senhor e o relógio dele marcava 2h45, mas acho que não levei 1h para percorrer 6km. Assim, devo ter feito em torno de 2h30min.Mas o que importa é que consegui atingir meu objetivo.






Depois que completei os 21km, comecei a caminhar à procura de uma estação de metrô. Me informaram que estava a cerca de 1km da estação próxima ao meu hotel. Resolvi então caminhar até o hotel. Um pouco depois, para minha surpresa, encontrei Marinês, que vinha atrás de mim, pois tinha se atrasado na largada por causa de uma necessidade de última hora, que a fez perder um tempão na fila do único banheiro disponível. Ela foi a última a largar, e quando passou no ponto de largada já haviam retirado o tapete que registra o tempo do chip de cada um. Assim, nos primeiros 5km, em vez de 31min, o sistema registrou 59min para ela, pois contou o tempo desde o tiro de largada. Com isso, o tempo líquido dela, que seria de 5h45min, foi registrado como 6h13min.


Logo depois que Marinês se afastou de mim, parei em um agradável café e tomei um belo chope com um delicioso sanduíche para recuperar as energias.


De volta à Bastilha, nas imediações do hotel
Segui então para o hotel, onde tomei um banho e fui encontrar o resto da turma no Arco do Triunfo, ponto de encontro da chegada, como havíamos combinado. Só depois de alguns minutos é que Marinês chegou, junto com Esio.



Depois de retornarmos ao hotel, saímos para almoçar (Marinês ficou no hotel descansando) e ainda esticamos com duas garrafas de vinho num café próximo ao hotel, onde acabei me aborrecendo porque pedi o melhor vinho tinto que eles tinham para saideira e só na hora de pagar a conta descobri que o vinho servido não tinha nada a ver com o vinho descrito no cardápio, conforme a gente havia pedido. Discuti bastante com o gerente do restaurante, que se mostrou irredutível e manteve o preço cobrado, alegando que o vinho era "equivalente" e que eu havia tomado porque quis. Saí de lá bastante aborrecido, mas o que importa é que o dia todo foi bastante agradável, tirando esse pequeno incidente no final.


Nenhum comentário:

Postar um comentário