sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Parlamentares indicados para o Prêmio Congresso em Foco

O Site Congresso em Foco está elegendo os melhores parlamentares, mediante votação popular. Os candidatos foram selecionados a partir da indicação de jornalistas como os mais atuantes. O PT foi o partido com o maior número de parlamentares selecionados (2 senadores, entre 10, e 7 deputados federais, entre 31 indicados).
De Pernambuco fora indicados os seguintes parlamentares:
PT: Maurício Rands e Fernando Ferro (deputados candidatos à reeleição;
PMDB: Jarbas Vasconcelos (senador, candidato a governador); e
PPS: Raul Jungmann (deputado candidato a senador).

Leiam a matéria do Boletim Informes:

PT tem mais indicações para Prêmio Congresso em Foco
O PT foi o partido que recebeu mais indicações na primeira etapa da quinta edição do Prêmio Congresso em Foco. Considerando-se todos os votos dados pelos 183 jornalistas que participaram da primeira etapa, 37 deputados do PT receberam indicações. O deputado petista mais votado aparece em quinto lugar na lista geral. É o líder do Governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), que recebeu 29 votos. Logo atrás dele, vem o deputado Maurício Rands (PT-PE), que obteve 27 votos dos jornalistas. José Eduardo Cardozo (PT-SP) teve 20 votos. Domingos Dutra (PT-MA) e Luiz Couto (PT-PB) receberam 10 votos.

O líder do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PE), recebeu 6 indicações. Ele destacou o reconhecimento da sociedade ao trabalho feito pela bancada. “Isso tem a ver com a estatura política da bancada, que tem contribuído para melhorar a qualidade da atividade parlamentar. A bancada do PT é qualificada, e amadureceu nesse processo [de transição de oposição para situação]. Foi um aprendizado pedagógico”, disse Ferro.

Para o cientista político Leonardo Barreto, da Universidade de Brasília, o maior número de menções feitas a deputados do PT reflete a forma como o partido sempre procurou atuar no Congresso. De acordo com ele, mesmo quando tinha uma bancada pequena, o PT sempre procurou preparar seus parlamentares para que eles assumissem uma posição de protagonistas no debate parlamentar. “O partido sempre investiu nesse jogo parlamentar, seja na oposição, seja na situação. Quem faz esse jogo bem tem capacidade para se manter em evidência, de interferir com mais propriedade no jogo político”, disse o cientista político.

O Prêmio Congresso em Foco tem por objetivo dar visibilidade aos deputados e senadores que se destacam positivamente. Aqueles que, na ótica dos jornalistas e dos leitores do site, merecem distinção por orientarem sua atividade no sentido dos interesses da sociedade. Segundo o calendário, a próxima etapa acontece até 31 de outubro, com a votação pela internet no site: www.congressoemfoco.com.br.

Vejam aqui a relação completa dos indicados:

SENADORES:
Alvaro Dias (PSDB-PR)
Arthur Virgílio (PSDB-AM)
Cristovam Buarque (PDT-DF)
Demóstenes Torres (DEM-GO)
Eduardo Suplicy (PT-SP)
Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE)
Marina Silva (PV-AC)
Paulo Paim (PT-RS)
Pedro Simon (PMDB-RS)
Renato Casagrande (PSB-ES)

DEPUTADOS:
Aldo Rebelo (PCdoB-SP)
Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA)
Arnaldo Madeira (PSDB-SP)
Beto Albuquerque (PSB-RS)
Cândido Vaccarezza (PT-SP)
Chico Alencar (Psol-RJ)
Domingos Dutra (PT-MA)
Edson Duarte (PV-BA)
Fernando Gabeira (PV-RJ)
Flávio Dino (PCdoB-MA)
Gustavo Fruet (PSDB-PR)
Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN)
Ibsen Pinheiro (PMDB-RS)
Indio da Costa (DEM-RJ)
Ivan Valente (Psol-SP)
José Carlos Aleluia (DEM-BA)
José Eduardo Cardozo (PT-SP)
José Genoino (PT-SP)
Luciana Genro (Psol-RS)
Luiz Couto (PT-PB)
Luiza Erundina (PSB-SP)
Manuela d'Ávila (PCdoB-RS)
Maurício Rands (PT-PE)
Michel Temer (PMDB-SP)
Miro Teixeira (PDT-RJ)
Pedro Wilson (PT-GO)
Raul Jungmann (PPS-PE)
Rita Camata (PSDB-ES)
Rodrigo Rollemberg (PSB-DF)
Ronaldo Caiado (DEM-GO)
Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário