Recife (PE), Brasil

terça-feira, 16 de junho de 2009

Saúde: Genérico ou Similar?

Recentemente lancei aqui no blog uma dica de site, indicando a página http://www.consultaremedios.com.br/, onde você pode pesquisar medicamentos pelo nome ou pela substância ativa. A pesquisa retorna todos os medicamentos com o mesmo princípio ativo, seja o medicamento de referência (marca), sejam genéricos ou similares, com os respectivos preços de referência.
Mas são comuns as seguintes dúvidas:
- Qual a diferença entre eles?; e
- Qual é melhor?


Para ajudar a esclarecer esta questão, publico trecho do FAQ* da Anvisa sobre o assunto:

1. O que são medicamentos genéricos?
O medicamento genérico é aquele que contém o mesmo fármaco (pincípio ativo), na mesma dose e forma farmacêutica, é administrado pela mesma via e com a mesma indicação terapêutica do medicamento de referência no país, apresentando a mesma segurança que o medicamento de referência no país, podendo este ser intercambiável. O Ministério da Saúde através da ANVISA, avalia os testes de bioequivalência entre o genérico e seu medicamento de referência, apresentados pelos fabricantes, para comprovação da sua qualidade.

2. O que são medicamentos similares?
Os similares são medicamentos que possuem o mesmo fármaco, a mesma concentração, forma farmacêutica, via de administração, posologia e indicação terapêutica do medicamento de referência (ou marca), mas não têm sua bioequivalência com o medicamento de referência comprovada.

3. O que são medicamentos de referência?
São, normalmente, medicamentos inovadores, cuja eficácia, segurança e qualidade foram comprovadas cientificamente, por ocasião do registro junto ao Ministério da Saúde, através da ANVISA. São os medicamentos que, geralmente, se encontram há bastante tempo no mercado e tem uma marca comercial conhecida.

Para ler na íntegra e tirar outras dúvidas: Medicamento genérico - Perguntas Frequentes.

(*) FAQ: Frequently Asked Questions (perguntas frequentes).

Um comentário:

Anônimo disse...

muito bom seu ponto de vista

Postar um comentário