segunda-feira, 2 de março de 2009

Sardenberg, 20/4/07: Globalização bombando! (até explodir???)

Repassado por José Gomes em 25/2/09:

"Como esse mundo dá voltas. Vejam esse post de Carlos Albderto Sardenberg, de abril/2007, empolgadíssimo com a globalização e a eficiência dos mercados:"

carlos alberto sardenberg
Globalização bombando
A semana termina na euforia, com recordes de alta nas bolsas de valores de todo o mundo. Farra dos mercados?
Não. A verdade é que, descontada uma turbulência aqui, outra ali, a economia mundial segue em marcha de sólido crescimento. Sólido porque não é nenhuma bolha financeira. Ao contrário, está baseado em aumento da produção e do consumo em todas as regiões do mundo.
Nos países emergentes, em geral, na Ásia em particular, a produção cresce. E encontra consumidores nos países mais ricos, especialmente nos Estados Unidos.
Há multiplicação de investimentos produtivos, na economia real, por toda parte. Mesmo a África, sempre atrasada, se beneficia, por exemplo, com o desenvolvimento de campos de petróleo e gás.
Cresce o consumo de alimentos, coisa, aliás, que beneficia diretamente o Brasil, forte exportador.
As companhias multinacionais ganham dinheiro, reinvestem, abrem novos negócios, as ações se valorizam e segue a ciranda.
A verdade é que a economia globalizada, capitalista, está bombando. No exato momento em que muitos vizinhos aqui da América Latina voltam aos velhos modelos populistas alegando justamente a morte da globalização.
Depois não se sabe por que a América Latina fica cada vez mais pobre em relação aos outros.


Impagáveis também são os comentários dos leitores ao texto de Sardenberg. Confiram em:
http://colunas.g1.com.br/sardenberg/2007/04/20/globalizacao-bombando/#comment-10857

Nenhum comentário:

Postar um comentário