quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Cultura: Virtuosi homenageia Villa-Lobos e traz primeira ópera nordestina

Do JC Online - Publicado em 25.11.2009, às 00h49 - Paulo Floro

Trombonista sueco Christian Lindberg, a grande aposta do evento, com o maestro Rafael Garcia
Trombonista sueco Christian Lindberg, a grande aposta do evento, com o maestro Rafael Garcia
Foto: Caroline Bittencourt/Divulgação

A 12ª edição do festival Virtuosi, dedicado à música erudita, apresenta diversas novidades para este ano. Em oito dias de evento (de 13 a 20/12), músicos nacionais e internacionais passarão pelo Teatro de Santa Isabel, no Recife, e Igreja da Sé, em Olinda, locais onde acontecerão os espetáculos. O destaque é o trombonista sueco Christian Lindberg e a ópera nordestina "Dulcinéia e Trancoso".

Nota do Editor do Blog: infelizmente boa parte da programação já ocorreu, pois já transcorreram 4 dias do evento. Mas a ópera "Dulcinéia e Trancoso" ainda pode ser conferida nesta sexta-feira e no sábado.

LEIA MAIS
» Confira a programação completa do 12º Virtuosi


A maior parte da programação será concentrada no Teatro de Santa Isabel, dividida em duas séries de concertos intituladas Salão Nobre e Vicente Fittipaldi, sempre às 17h e 20h. A Igreja da Sé e o Seminário de Olinda, na Cidade Alta, em Olinda, terão dois dias de apresentações, com entrada gratuita. Quem abre o festival, dia 13 de dezembro, é o pernambucano Antônio Meneses, que se apresenta como solista da orquestra Virtuosi com o concerto duplo de Brahms com o violinista italiano Mauro Loguercio.
Na mesma noite, o maestro Rafael Garcia, diretor artístico do evento, apresenta duas obras. O sueco Christian Lindberg, pela terceira vez no Recife, mostra a segunda parte de "Kundraam's Karma", obra de sua própria autoria, inédita no Brasil.

Este evento também antecipa o Ano Schumann & Chopin, que acontece em 2010, quando o mundo todo irá celebrar os 200 anos de nascimentos destes dois conhecidos compositores. E, mesmo já tendo sido finalizado este mês, o Virtuosi ainda tem apresentações do ano da França no Brasil, com a pianista Monique Duphil, que apresentará o famoso concerto de Ravel.

ÓPERA - A primeira ópera nordestina será apresentada dia 14 de dezembro, às 18h, no Teatro de Santa Isabel. O autor é o compositor paraibano Eli-Eri Moura, com texto do também paraibano W.J. Solha. Foi montada uma orquestra de 25 músicos, além de um time de bailarinos. "É uma peça satírica do início ao fim, com muito humor", afirma Ana Lúcia Altino, produtora do Virtuosi.

De conteúdo armorial, tem inspiração nos romances de Ariano Suassuna e em D. Quixote, do espanhol Miguel de Cervantes. Os ingressos para o Virtuosi terão preço único de R$ 10 para as apresentações na série Vicente Fittipaldi. As demais têm entrada gratuita.

Serviço

XII Virtuosi
13 a 20 de dezembro de 2009
I Virtuosi de Olinda
13 e 14 de dezembro de 2009
Igreja da Sé de Olinda e Seminário de Olinda
Entrada Franca
Série Salão Nobre
15 a 18 de dezembro de 2009
Horários: 17h, 18h e 19h
Entrada Franca
Série Vicente Fittipaldi
15 a 20 de dezembro de 2009
Horário: 21h
Ingressos serão vendidos antecipadamente para os concertos no Teatro de Santa Isabel
Preço Único: R$ 10

Nenhum comentário:

Postar um comentário