Recife (PE), Brasil

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Meio-ambiente: Evento mundial pela preservação das águas acontece hoje

Reproduzo abaixo reportagem do Portal Terra sobre evento mundial pela preservação das águas, que será realizado esta noite.

O evento não será transmitido pela TV, mas poderá ser acompanhado pelo site http://www.onedrop.org/.

-------------------------------------------------------------------------------------------
Ex-ministro Gilberto Gil representa o Brasil em evento mundial pela preservação das águas

O Rio de Janeiro é uma das cidades que participará, na noite de hoje (9), do movimento Missão Poética Social para preservação das águas do planeta. O movimento foi idealizado por Guy Laliberté, criador do Cirque du Soleil e fundador da organização não governamental One Drop Foundation. O ex-ministro da Cultura Gilberto Gil também participará do evento para representar o Brasil.


Serão realizados eventos simultâneos em 14 cidades do mundo. No Rio, o evento ocorrerá na Fundição Progresso, na Lapa, no centro da cidade. Da aeronave Soyuz TMA-16, Guy Laliberté vai interagir com os mestres de cerimônia de cada país, lendo ao vivo uma mensagem especial, feita para o evento. Ele integra a primeira missão espacial de cunho artístico-social. Laliberté e os 21 astronautas que estão a bordo da aeronave devem retornar à Terra entre os dias 12 e 13 próximos.

Artistas, ambientalistas e a população de cada localidade reafirmarão na Missão Poética Social o seu compromisso com a preservação das águas.

O representante da ONG One Drop Foundation no Brasil, Dietrich Batista, afirmou que o principal objetivo do movimento é conscientizar as pessoas sobre a importância da água potável no planeta.

"Água potável, na verdade, é um símbolo, porque sem água, não há vida. E sem vida, nós não podemos ficar aqui. É uma maneira de dizer que temos que tomar mais cuidado com o nosso planeta. E temos que fazê-lo rapidamente", disse.

Segundo Batista, a escolha de Gilberto Gil para representar o Brasil no evento se deu porque "toda a trajetória pessoal e profissional dele se confunde com a causa ambiental. E a integridade que ele sempre mostrou foi uma das razões principais de sua escolha para nos representar".

A Missão Poética Social terá início às 20h de Montreal, no Canadá (21h de Brasília), e poderá ser acompanhada ao vivo pelo site www.onedrop.org.

A transmissão mundial começará com uma apresentação inédita do Cirque du Soleil. Um imenso telão exibirá ao mesmo tempo todos os eventos que estarão ocorrendo em todo o mundo. O movimento será encerrado em Moscou às 23 horas.

Estão confirmadas as participações do ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore; da atriz Salma Hayek; e dos cantores Peter Gabriel, Shakira e os músicos do grupo U2, tendo à frente Bono Vox, entre outras personalidades de influência local para conduzirem o evento nas diferentes cidades.

Um comentário:

Edilson Queiroz disse...

Teste de comentário

Postar um comentário