terça-feira, 18 de agosto de 2009

Saúde: Cartilha "O Olho do Consumidor" - Produtos orgânicos


Recebi uma mensagem afirmando que a cartilha "O Olho do Consumidor", sobre produtos orgânicos, produzida pelo Ministério da Agricultura, teria tido sua circulação impedida por uma liminar obtida pela Monsanto, multinacional produtora de sementes transgênicas.
Fui verificar na internet e, como eu pensava, a mensagem não passa de mais uma lenda urbana virtual. Mas vale a pena conferir a cartilha, que está disponível para visualização e download no site do Ministério da Agricultura (www.agricultura.gov.br - Agricultura Orgânica - Publicações e artigos - O Olho do Consumidor).
Nesta cartilha, ilustrada por Ziraldo, é possível encontrar a definição de alimento orgânico, bem como orientações para que o consumidor possa identificar esses produtos no mercado. A partir de 2010, todo produto orgânico brasileiro, exceto aqueles vendidos diretamente pelos agricultores familiares, levará o selo do Sisorg (Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica). Esse selo, que teve a marca escolhida pelo público, vai atestar que o produto está dentro de normas e foi avaliado por entidade credenciada do Ministério da Agricultura. O selo de referência já é utilizado nos Estados Unidos, no Japão e na Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário