sexta-feira, 24 de junho de 2011

Caçando Mitos: Texto sobre homens não é de Fernanda Montenegro

Recentemente recebi uma mensagem com um texto supostamente escrito pela atriz Fernanda Montenegro ("Uma mulher inteligente falando dos homens", onde ela teceria loas aos "machos de verdade".

Achei o texto machista em excesso e com estilo vulgar demais para ter sido escrito por pessoa tão respeitada, já tendo sido inclusive convidada para ser ministra da cultura.

Pesquisei então o site oficial da atriz (www2.uol.com.br/fernandamontenegro) e enviei mensagens para os e-mails de contato lá publicados.

Como eu esperava, recebi a seguinte resposta de Carmem Mello, administradora da página:

----- Mensagem encaminhada -----
De: Carmen Mello
Para: Edilson Queiroz
Assunto: Re: Enc: Fernanda Montenegro falando dos homens
Edilson,
Fernanda Montenegro solicitou-me para encaminhar esse e-mail informando  que qualquer texto que aparecer na internet assinado por ela é FALSO.
Agradecemos pela oportunidade do esclarecimento.
Forte Abraço,
Carmen Mello

Em tempo, segue a mensagem que enviei à atriz, perguntando sobre o texto em questão (adicionei alguns comentários ao texto):

----- Mensagem encaminhada -----
Cara Fernanda Montenegro,
Peguei seu e-mail em seu site oficial no Uol: http://www2.uol.com.br/fernandamontenegro/contato.htm.
Recebi a mensagem abaixo, atribuindo a você um texto que fala sobre os homens e gostaria de saber se é procedente, para que eu possa repassá-la.
Agradeço desde já por qualquer informação e declaro-me fã incondicional seu. Obrigado pela sua importante contribuição para a cultura brasileira.

Um abraço,
Edilson Queiroz
Recife-PE.
----- Mensagem encaminhada -----
Assunto: Fernanda Montenegro falando dos homens

 
Uma Mulher inteligente falando dos homens...
 
... Minha Amiga, se Você acha que Homem dá muito trabalho, case-se com uma Mulher e aí Você vai ver o que é Mau Humor !
 
... por Fernanda Montenegro

--------------------------------------------------
                                                                                                  
O modo de vida, os novos costumes e o desrespeito à natureza tem afetado a sobrevivência de vários seres e entre os mais ameaçados está o macho da espécie humana.
 
Tive apenas 1 (que estilo!) exemplar em casa, que mantive com muito zelo e dedicação num casamento que durou 56 anos de muito amor e companheirismo, (1952-2008) mas, na verdade acredito que era ele quem também me mantinha firme no relacionamento. Portanto,  por uma questão de auto-sobrevivência, lanço a campanha 'Salvem os Homens!'
Tomem aqui os meus poucos conhecimentos em fisiologia da masculinidade a fim de que preservemos os raros e preciosos exemplares que ainda restam:
1. Habitat
Homem não pode ser mantido em cativeiro.
Se for engaiolado, fugirá ou morrerá por dentro.
Não há corrente que os prenda e os que se submetem à jaula perdem o seu DNA.
Você jamais terá a posse ou a propriedade de um homem, o que vai prendê-lo a você é uma linha frágil que precisa ser reforçada diariamente, com dedicação, atenção, carinho e amor.
2. Alimentação correta
Ninguém vive de vento. Homem vive de carinho, comida e bebida. Dê-lhe em abundância. É coisa de homem, sim, e se ele não receber de você vai pegar de outra.  Beijos matinais e um 'eu te amo’ no café da manhã os mantém viçosos, felizes e realizados durante todo o dia. Um abraço diário é como a água para as samambaias. Não o deixe desidratar. Pelo menos uma vez por mês é necessário, senão obrigatório, servir um prato especial. Portanto não se faça de dondoca preguiçosa e fresca (que classe!). Homem não gosta disso. Ele precisa de companheira autêntica, forte e resolutiva.
3. Carinho
Também faz parte de seu cardápio – homem mal tratado fica vulnerável a rapidamente interessar-se na rua por quem o trata melhor.
Se você quer ter a fidelidade e dedicação de um companheiro completo, trate-o muito bem, caso contrário outra o fará e você só saberá quando não houver mais volta.
4. Respeite a natureza
Você não suporta trabalho em casa? Cerveja? Futebol? Pescaria? Amigos? Liberdade?  Carros? Case-se com uma Mulher. Homens são folgados. Desarrumam tudo. São durões. Não gostam de telefones. Odeiam discutir a relação. Odeiam shoppings. Enfim, se quiser viver com um homem, prepare-se para isso.
5. Não anule sua origem
O homem sempre foi o macho provedor da família, portanto é típico valorizar negócios, trabalho, dinheiro, finanças, investimentos, empreendimentos. Entenda tudo isso e apóie.
6. Cérebro masculino não é um mito
Por insegurança, a maioria dos homens prefere não acreditar na existência do cérebro feminino.
Por isso, procuram aquelas que fingem não possuí-lo (e algumas realmente não possuem! Também, 7 bilhões de neurônios a menos) (que consciência de classe!).
Então, agüente mais essa: mulher sem cérebro não é mulher, mas um mero objeto de decoração. (
Se você se cansou de colecionar amigos gays e homossexuais delicados, tente se relacionar com um homem de verdade.
Alguns vão lhe mostrar que têm mais massa cinzenta do que você.
Não fuja desses, aprenda com eles e cresça. E não se preocupe, ao contrário do que ocorre com as mulheres, a inteligência não funciona como repelente para os homens.
Não faça sombra sobre ele... Se você quiser ser uma grande mulher tenha um grande homem ao seu lado, nunca atrás. (quer dizer que a mulher nunca pode se destacar?)
Assim, quando ele brilhar, você vai pegar um bronzeado. Porém, se ele estiver atrás, você vai levar um pé-na-bunda (que sutileza!).
Aceite: homens também têm luz própria e não dependem de nós para brilhar.
A mulher  sábia alimenta os potenciais do parceiro e os utiliza para motivar os próprios. Ela sabe que, preservando e cultivando o seu homem, ela estará salvando a si mesma.
E Minha Amiga, se Você acha que Homem dá muito trabalho, case-se com uma Mulher e aí Você vai ver o que é Mau Humor!
Só tem homem bom quem sabe fazê-lo ser bom!
Eu fiz a minha parte, por isso meu casamento foi muito bom e consegui fazer o Fernando muito feliz até o último momento de um enfisema que o levou de mim. Eu fui uma grande mulher ao lado dele, sempre.
Com carinho,
F. M.

21 comentários:

Laura_Diz disse...

Tb senti logo q não era dela- mto vulgar e machista- imagine...

EDILSON VASCONCELOS QUEIROZ disse...

Isso mesmo, Diz.
Falou e disse. rsrsrs.

quica disse...

Deveria ser crime postarem mensagens, ou frase em nome de outra pessoa. Pessimo gosto, falta de educaçao ao cidadão. Obrigada pela postagem, confio muito pouco das publicaçoes, pois tenho medo das pessoas que escondem por detrás do teclado.

Saulo F. Angelo disse...

Pode não ter sido escrito por ela, mas que é a pura verdade é!!! Mulheres deixem de ser ignorantes no sentido literal da palavra, enquanto ficam falando besteiras e mostrando aquilo que não são, os homens estão assistindo de camarote a pseudo-liberdade que vocês tanto falam e que no entanto só mostram como tendem à se vulgarizar e diminuir diante de tanta bizarrice. A VIDA NÃO É UMA NOVELA!!!

Anônimo disse...

E sobre o texto do Luiz Fernando Veríssimo (muito parecido com esse), é dele ou mais uma palhaçada de gente desocupada?

Anônimo disse...

Excelente pesquisa, Edilson.
Sentiria, com pesar, se o texto realmente fosse dela.
Ninguém com tamanha sabedoria se "queimaria" com uma pérola machista e de mal gosto como esse texto.

Helena disse...

Confesso que acreditei quer fosse dela. Inclusive usei numa sala de espera no dia dos pais pra falar sobre Saúde do Homem. Não sei qual a intenção de quem usurpou o texto desta forma, mas por outro lado acho que as vezes a gente se preocupa tanto com a questão do machismo que acaba esquecendo realmente da fragilidade do homem, da real vulnerabilidade dentro desta mesma sociedade que mais confunde do que clareia. Alguem devia fazer um texto sobre os homens sim, e sem medo das críticas, e sejamos sinceros, não seria tão diferente assim. Seja homem ou mulher, quem é que gosta de mesmice e quem é que não adora ser mimado e paparicado?! E na questão de brilhar e de inteligência, todo mundo sabe que não tem nada a ver com gênero. Cada um é único em sua sabedoria, cada um tem seu valor.E numa relação harmônica, homo ou hetero, o legal mesmo é que funcione como uma balança.

Jorge Tartaruga disse...

Fernanda Montenegro. Eu tenho a maior gratidão além de lhe admirar como atriz considero a mulher mais linda da tv brasileira.
Lembro muito bem quando eu tinha 20 anos e por duas vezes fui recebido pela senhora no seu camarim para adquirir entradas gratuitas, para estudantes, de seu shom na época no teatro que tinha na Av. Rio branco acho que o nome era Casa D`italia, hoje estou com 63 anos e a memória tem me falhado em razão da idade. Eu era estudante nesta época lembra-se? Tenha certeza que Deus lhe recompensará por tudo que a senhora fez por nós. Eu nunca me esqueci desta época como também da senhora. Muito obrigado por tudo. Fique com Deus.

Anônimo disse...

Este texto originalmente foi feito por um(a) escritoras/colunistas de auto ajuda, mas o texto era ao contrário. Falava sobre os cuidados que o homem deve ter com a mulher. E como de costume, também foi atribuido a Arnaldo Jabor, Caio sei lá do que e mais um monte de autores que dizem mentiras que as mulheres gostam de ouvir.

Historicamente, as mulheres consomem mais material de autoajuda e tem demonstrado maior necessidade de corrigir falhas na autoestime por meio de materiais como esses.

Ver isso traduzido para o universo da carencia masculina só mostra como os homens estão se tornando mais parecidos com as mulheres, que ha algoum tempo ja tem procurado se parecer mais com os homens.

Anônimo disse...

PESOAL SE NÃO É DELA AFINAL DE QUEM É O TEXTO ? RSRSR

Nosferatuzod disse...

Feminazis nunca dormem...

AFRANIO CAMPOS disse...

O texto é de Luiz Fernando Verissímo.

EDILSON VASCONCELOS QUEIROZ disse...

Afranio, Veríssimo é outro a quem vivem atribuindo textos que ele nao fez nem nem faria. Este texto é um desses.

Clau disse...

Na verdade esse texto tem como título original “Mulher – Manual de Preservação da Espécie” cujo autor é Fábio Reynol.
Lamentável ainda, são as pessoas simplesmente repassarem ou até mesmo compartilharem esses textos pelas redes sociais sem ao menos verificar a veracidade do mesmo.


EDILSON VASCONCELOS QUEIROZ disse...

Excelente dica, Clau. De fato, pesquisei e encontrei o texto original no blog do próprio autor. Confiram: http://diariodatribo.blogspot.com.br/2008/03/mulher-manual-de-preservao-da-espcie.html.

Anônimo disse...

eu sou fã de Fernanda Montenegro fico emocionada quando vejo ela falar na globo sobre criança esperança por isso mando lhe esta musica feita por min http://www.youtube.com/watch?v=Ddk4A2zkJN0&feature=share&list=TLpe0g

Unknown disse...

Nada do que o ser humano escreve é totalmente dele!
pois de uma maneira ou de outra vivemos simplesmente o que lemos,ouvimos e vimos...
Assim é nossos pensamentos e escritos. Nunca seremos os verdadeiros atores do que escrevemos.

Conci disse...

Texto RIDÍCULO!!!

Assim que li soube que essa COISA não havia sido escrita por ela e sim por um homem muito machista louco para ser servido por uma mulher, ou se não, por uma mulher completamente desprovida de amor próprio que confere suas vitórias única e exclusivamente a um homem...
Duvido muito que ela escreveria tamanhas baboseiras e se exporia de tal forma...

Sinceramente, esse texto não merece estar em site algum!! Especialmente nos de casamento (que foi onde li pela primeira vez) por abordar esse tema que é um momento no qual os esforços para mantê-lo devem vir de ambos e em igualdade, pois o interesse de que a união dê certo é dos dois e não apenas da mulher, como afirma ridiculamente esse texto...

Se os pontos 1, 2 e 3 tivessem sido abordados de forma genérica, se referindo a "pessoas", faria total sentido, pois ninguém gosta de viver em cativeiro, ninguém vive de vento, todos precisamos de amor e carinho, não é privilégio dos homens querer ou merecer isso...
Já os pontos 4, 5 e 6, por favor, escooooorre machismo deles...

Essa postagem me anojou a cada nova frase!!

Realmente (e infelizmente), a internet - e o mundo - ainda têm muito disso...

dj disse...

Essas pessas que só falam em machismo sao cheias de ódio, auto confiança, recalque, pode réparar nos comentarios...pena de gente obtusa!

Anônimo disse...

Não sei se o texto é dela. Poucos interessa.Mas, o texto é inteligente e verdadeiros. Dizer que é machista, não entendo essa colocação. Devemos respeitar a mulher e, por sinal, falo de respeito à mulher com uma experiência de 45 anos de casado. Respeitemos a mulher! É muito importante, e, ela merece. Respeitemos, também, a natureza, com o respeito ao que Deus fez... homem e mulher! Aos que escolheram
outras opções, também respeito! Vivam as suas vidas e o futuro lhes dirá se estão certos. Mas, acabem com essa de machismo...do ódio contra os machos!

Luiz Antonio Alves Pereira disse...

Boa tarde,
Amigos recebi este texto como idealizado por Fernanda Montenegro, porém ao pesquisar vi que realmente se trata de um texto totalmente inverso (tendo a mulher como intento) escrito por Fábio Reynol em seu blog sob o titulo “Mulher – Manual de Preservação da Espécie”. Primeiramente desejo deixar bem evidente que não sou machista mas percebo que o sexo feminino por ser maioria e entendendo também que até então a mulher foi relegada à uma condição submissa muitas têm utilizado de forma muito obtusa o seu direito de emancipação. Concordo plenamente que nenhum homem deve fazer sombra a qualquer mulher que seja, mas também sou contra que se faça ao contrário. como diz o texto "andar lado a lado" e não um à frente do outro como se fosse uma competição entre os sexos. Lembrem-se que advimos de uma sociedade patriarcal desde tempos imemoriais fato este inclusive citado em textos bíblicos e que o movimento de emancipação da mulher é recente. Claro que com a evolução social este aspecto patriarcal indubitavelmente teriam de cair por terra, mas daí uma ação revanchista, me perdoem, mas eu discordo. Mulher vitimada é aquela que não se dá o próprio valor e deixa-se dominar não só pelo homem mas de uma forma geral, como também conheço muitos homens vitimados por sua passividade, muito pouca auto estima e imensa ignorância. Assim entendo que a melhor tônica é a do respeito mutuo sem chantagens, cobranças, disputas ou vingança. Me perdoem se fui contundente em algum argumento, mas sou um simples leitor e não um escritor experiente tentando apenas expor meu ponto de vista como homem.

Postar um comentário