quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Economia: A Classe C vai ao paraíso

Pois é, apesar de muita gente não querer enxergar, o Brasil está mudando rapidamente.
Sempre ouvimos falar que o Brasil é uma pirâmide invertida, onde os poucos que estão no topo respondem pela quase totalidade da riqueza, enquanto a esmagadora maioria, que está na base, nada ou quase nada têm.
Eis que agora foi divulgado um estudo que mostra que a nova classe dominante é a classe C, a popular classe média... acredite se quiser!
Esta classe agora representa a maior parte da população brasileira, graças à ascenção sem precedente de pessoas das classes mais baixas, inclusive com a grande redução da miséria extrema.

Segue o resumo da matéria:

A CLASSE C VAI AO PARAÍSO

Os resultados estão aí, brotando do fundo da sociedade brasileira: entre 2003 e 2005, 27 milhões de pessoas mudaram de patamar social no Brasil, ascendendo para uma condição social superior, mais digna e mais humana. Também a desigualdade regional foi atacada e recuou nos últimos cinco anos. O Nordeste cresceu a um ritmo “chinês” atingindo 7.7% ao ano. Mesmo sofrendo os efeitos da crise, o país foi capaz de oferecer oportunidades e esperança de vida melhor para 91 milhões de brasileiros.


O artigo é de Francisco Carlos Teixeira.

> Leia a Matéria na íntegra em Carta Maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário