sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Cordel: Uma Burca para Geisy

----- Mensagem encaminhada ----
Repassado por: Rosalvo Alves
  

                           

UMA BURCA PARA GEISY

Miguezim de Princesa

I
Quando Geisy apareceu
Balançando o mucumbu
Na Faculdade Uniban,
Foi o maior sururu:
Teve reza e ladainha;
Não sabia que uma calcinha
Causava tanto rebu.

II
Trajava um mini-vestido,
Arrochado e cor de rosa;
Perfumada de extrato,
Toda ancha e toda prosa,
Pensou que estava abafando
E ia ter rapaz gritando:
"Arrocha a tampa, gostosa!"

III
Mas Geisy se enganou,
O paulista é acanhado:
Quando vê lance de perna,
Fica logo indignado.
Os motivos eu não sei,
Mas pra passeata gay
Vai todo mundo animado!

IV
Ainda na escadaria,
Só se ouvia a estudantada
Dando urros, dando gritos,
Colérica e indignada
Como quem vai para a luta,
Chamando-a de prostituta
E de mulherzinha safada.

V
Geisy ficou acuada,
Num canto, triste a chorar,
Procurou um agasalho
Para cobrir o lugar,
Quando um rapaz inocente
Disse: "oh troço mais indecente,
Acho que vou desmaiar!"

VI
A Faculdade Uniban,
Que está em último lugar
Nas provas que o MEC faz,
Quis logo se destacar:
Decidiu no mesmo instante
Expulsar a estudante
Do seu quadro regular.

VII
Totalmente escorraçada,
Sem ter mais onde estudar,
Geisy precisa de ajuda
Para a vida retomar,
Mas na novela das oito
É um tal de molhar biscoito
E ninguém pra reclamar.

VIII
O fato repercutiu
De Paris até Omã.
Soube que Ahmadinejad
Festejou lá no Irã,
Foi uma festa de arromba
Com direito a carro-bomba
Da milícia Talibã.

IX
E o rico Osama Bin Laden,
Agradecendo a Alá,
Nas montanhas cazaquistãs
Onde foi se homiziar
Com uma cigana turca,
Mandou fazer uma burca
Para a brasileira usar.

X
Fica pra Geisy a lição
Desse poeta matuto:
Proteja seu bom guardado
Da cólera dos impolutos,
Guarde bem o tacacá
E só resolva mostrar
A quem gosta do produto.

 

 

 

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Saúde e Esportes: Academia das Cidades será exportada para os EUA


Noticia postada em 05.11.2009 às 10h30 - Revista Algo Mais


Modelo da Academia das Cidades será exportado para os Estados Unidos

Por: Da Redação do pe360graus.com

O projeto Academia das Cidades, criado no Recife em 2002, servirá de modelo nos Estados Unidos. Após ser expandido para outras cidades pernambucanas, o programa que oferece atividades de esporte e lazer gratuitas será reproduzido em San Diego, na Califórnia, por iniciativa do Centro de Controle e Prevenção de Doenças Americano (CDC).

Essa é a primeira vez que um projeto de saúde pública brasileiro vai ser exportado para os EUA. O investimento no projeto em San Diego será de US$ 1,1 milhão, no espaço de três anos. A idéia é que no ano que vem sejam feitas adaptações americanas ao programa e a previsão é que até em 2011 as obras sejam iniciadas. Ainda não estão definidas quantas Academias serão construídas nos Estados Unidos.

O programa ganhou notoriedade internacional depois que foi divulgada pesquisa elaborada pelo próprio CDC sobre a eficiência do projeto. Durante quatro anos, o Centro de Controle de Doenças investiu em estudos sobre atividade física e promoção da saúde, buscando evidências de projetos brasileiros que trabalhassem a promoção da saúde com atividades físicas, entre eles o da Academia das Cidades, em Recife.

Entre outras coisas, o estudo constatou a aprovação de 80% do programa e um incremento na atividade física dos usuários e ex-usuários do programa, o que rendeu publicação de artigo científico no jornal mais importante de Saúde Pública dos Estados Unidos, o Jornal Americano de Saúde Pública (American Journal of Public Health).

PESQUISA
A pesquisa do CDC também será ampliada para o programa em âmbito estadual. Vai ser realizado um estudo de Avaliação de Impacto, em parceria entre o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) e do Ministério da Saúde. Aidéia é que, até 2010, cada município do Estado tenha uma Academia das Cidades.
Até agora, 119 academias estão sendo implantadas no Estado, entre aquelas que estão em obras (31), em funcionamento (11) e as que tiveram os recursos liberados (59). A pesquisa será realizada em municípios que estejam com o programa em três níveis: em funcionamento, não implantado e em vias de implantação, para avaliar o impacto do projeto nas cidades beneficiadas e observada a incidência da atividade física populacional.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Caçando mitos: Carteira de Habilitação vencida

Há um bom tempo circula pela internet um e-mail alertando para o fato de que se a carteira de habilitação não for renovada até 30 dias depois de vencida, fica automaticamente cancelada e o condutor será obrigado a prestar todos os exames novamente e pagar todas as taxas, como se nunca tivesse tirado carteira.

Esta mensagem é falsa.

Em pesquisa à legislação de trânsito, verifiquei que,  se você atrasar a renovação da carteira, apenas fica sujeito à multa por andar com carteira vencida (e logicamente à apreensão da carteira vencida), além de ter de pagar a taxa de renovação e fazer a prova ou pagar o curso de reciclagem, como em qualquer caso de renovação.

O que a Resolução (e não lei) do Contran diz é que até após 30 dias de vencida, você pode circular com a carteira antiga até que tire e receba a nova, sem estar sujeito a multas.
 
Aliás, eu mesmo passei por esta situação recentemente: só percebi que a carteira estava vencida com mais de 30 dias, mas felizmente não fui flagrado. Fui ao posto do Detran, paguei a taxa de renovação e fiz os exames normalmente. Poucos dias depois estava com a carteira nova.

A segunda parte da mensagem geralmente alerta para o fato de que o extintor de incêndio não pode circular com o plástico, sujeitando o condutor a multa caso isto ocorra.
 
Isto também não é verdade. Não há referência a isto em lugar algum da legislação de trânsito. O que a norma diz é que o extintor deve estar em bom estado (com o ponteiro na área verde e sem sinais de ferrugem ou amassados), ao alcance do motorista, dentro do prazo de validade e ser do tipo ABC (apaga as três classes de fogo: A-em materiais sólidos; B-em líquidos inflamáveis; C-em objetos e equipamentos elétricos).
 
MITOS DETONADOS!

Dica de Site - Cultura: Saber Cultural

Este site, repassado por Lúcia Breda, é bastante rico em informações e imagens sobre as belas artes (pinturas, esculturas, músicas, museus, bibliotecas, etc.).


A homepage (página inicial) é dinâmica, apresentando sempre obras de arte diferentes.

Para abrir o site, clique na imagem ou no link:



Seu Direito: Proteste pede que BC proíba cobrança de tarifa por DDA





 A associação de defesa do consumidor Pro Teste encaminhou ontem um ofício ao Banco Central pedindo que a instituição, como órgão regulador do sistema financeiro do país, recomende às instituições bancárias a alteração das cláusulas do contrato de adesão ao DDA (Débito Direto Autorizado) que preveem ou abrem a possibilidade de solicitação de pagamento pelo serviço. Conforme levantamento feito pela entidade, pelo menos seis grandes bancos -Santander, Real, Itaú, Unibanco, HSBC e Banco do Brasil- incluíram nos termos do acordo uma cobrança de tarifa, que pode vigorar desde o começo da prestação do serviço ou em algum momento no futuro. No entanto, de acordo com a Pro Teste, o BC já informou que não existe amparo legal para esse tipo de taxa.

"A ideia do DDA surgiu exatamente quando os bancos foram proibidos de cobrar uma tarifa pelo envio de boletos pelo correio", diz Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da entidade. "Nas propagandas sobre o serviço, agora, as instituições enaltecem as vantagens do DDA em poupar papel, gráfica... Se existe essa economia, por que o consumidor será punido? Já não é barato ser cliente bancário hoje em dia."

           Segundo ela, a Pro Teste decidiu fazer essa solicitação ao BC por perceber que os correntistas não estavam sendo devidamente informados de que poderiam ter que pagar taxas pela utilização do DDA.

Aderindo, o cliente deixa de receber em casa os boletos para quitação de contas e recebe apenas informações eletrônicas -dependendo do banco, pode ser pelo celular, pela internet ou no caixa automático- a seu respeito. Não se trata, porém, de um sistema de débito automático: o desconto de cada fatura na conta-corrente deve ser autorizado.
O DDA estreou no dia 19. Cada instituição bancária pôde definir livremente as características do serviço que será prestado.

(Da Folha de São Paulo - Repassado por Emilton Rocha - RioNet BC)



Ecologia: O Parque da jaqueira é nosso!

Matéria publicada no site PE 360 Graus e repassada por Luísa Queiroz.

Câmara recebe projeto que transforma Jaqueira em Unidade de Conservação

Prefeito quer transformar Jaqueira em unidade de conservação ambiental

Da Redação do pe360graus.com


TV Globo
Foto: TV Globo

A Prefeitura do Recife enviou nesta terça-feira (27) à Câmara da cidade o Projeto de Lei que transforma o parque da Jaqueira em Unidade de Conservação.  De acordo com o prefeito João da Costa, a medida impede qualquer tentativa de leilão do espaço, como anunciou que pretendia fazer o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

Depois que o Projeto for aprovado e transformado em lei, após sanção do prefeito da cidade, ficará proibida qualquer intervenção que comprometa o patrimônio ambiental e cultural. Qualquer uso ou intervenção físicas no local ficará sujeito a análises da Prefeitura.

Na noite desta terça-feira (27), o Deputado estadual, Mauricio Rands e o vereador Jurandir Liberal se reuniram com o ministro da Previdência Social, José Pimentel para explicar a situação em que se encontra o Parque da Jaqueira.

Na reunião foi apresentada ao ministro a lei federal de 2001, sancionado pelo Congresso, autorizando a doação do Parque. E que, em março de 2007, o presidente lula formalizou a disposição de doar o local à Prefeitura do Recife e assinou um termo de transmissão do terreno.

De acordo com Mauricio Rands, o ministro desconhecia que o espaço é um local público de lazer e recreação do Recife. José Pimentel afirmou que vai examinar o assunto e que vai dar uma resposta nos próximos dias.

A área onde fica o Parque da Jaqueira foi cedida à Prefeitura do Recife pelo INSS, que o recebeu como pagamento de uma dívida.

Economia: Aeroporto do Recife é eleito um dos melhores do mundo

Jornal de Turismo - RJ
29/10/2009

Estados
Aeroporto do Recife figura entre os cinco melhores do mundo


A Revista TAM nas Nuvens, na edição de outubro, elencou cinco cidades que têm aeroportos internacionais no mundo que são mais do que terminais de passageiros e que fazem a viagem valer a pena já no desembarque. Na lista, está o Recife, com o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre, que divide espaço com os terminais de Madri (Barajas), Munique (Franz Josef Strauss), Cingapura (Changi) e Londres (Heathrow). O terminal recifense foi destacado, pela revista por ser um espaço acolhedor dedicado aos artistas pernambucanos.
A publicação ainda lembrou da estátua do sociólogo Gilberto Freyre, feita por Abelardo da Hora, os painéis de personagens, como João Câmara, Gil Vicente, Pedro Frederico e José Cláudio. Também foram citadas as obras do artista internacional Francisco Brennand.

"Após a reinauguração em 2004, o aeroporto ganhou um novo terminal, com capacidade de receber mais voos nacionais e internacionais. O nosso aeroporto é o segundo na movimentação de passageiros de todo o Nordeste. E ainda há estrutura para ampliar mais o terminal", comentou o secretário de Turismo da Prefeitura do Recife, Samuel Oliveira.

De janeiro a setembro de 2009, os desembarques de passageiros em voos domésticos no Recife somam mais de 1,8 milhões de passageiros, uma variação positiva de 7,39% comparado a 2008.

Vídeo: Lula, o filho do Brasil - Trailler

Clique na imagem ou no link para ver o trailler: