EXERCÍCIOS AERÓBICOS
Entre andar ou correr, o importante é observar sua frequência cardíaca.
O organismo humano é como um carro flex: funciona com vários tipos de combustível. Sendo que seus principais combustíveis são a gordura e os carboidratos, e a contribuição que cada um desses dá à mistura de combustível no organismo depende da intensidade do exercício. Quanto maior a intensidade, menor é a contribuição da gordura. Mas, para emagrecer, o gasto calórico total é o mais importante.
Assim, especialistas advertem que o fator a ser levado em consideração não é "correr ou andar?", e sim a frequência cardíacada que você atinge durante o exercício. A melhor frequência cardíaca para obtenção de melhores restultados, tanto para a saúde quanto para o gasto calórico, é de 75% da frequência cardíaca máxima.
Só lembrando, uma forma simples de calcular a frequência cardíaca máxima (FCM) é por meio da fórmula 220-idade (subtrair a idade de 220). Outra fórmula considerada mais atual e mais completa é 208-(idade*0,7), pois relativiza a influência da idade.
Mas não se deve correr no limite, isto é, atingindo a FCM. Deve-se praticar exercício em um ritmo mais confortável, entre 65 e 85% da FCM. No meu caso: entre 114 e 150.
Nenhum comentário:
Postar um comentário