Não é de hoje que se ouve falar que a corrida atrai muitos adeptos por ser um dos esportes mais simples de ser praticado, afinal, só é preciso um tênis, um calção e uma camiseta para realizar o exercício. Mas basta o corredor dar suas primeiras passadas para perceber que existe um mundo muito mais amplo que cerca esta atividade física, repleto de nomenclaturas e palavras que são habituais para os atletas mais experientes, mas podem confundir a cabeça dos iniciantes, e entre elas está o VO2 Máx.
“VO2 Máx. é a quantidade máxima que o corpo consome de oxigênio durante a prática de uma atividade física. Este limiar é obtido por um exame ergoespirométrico e pode variar de acordo com a atividade física. Se medirmos o VO2 Máx. de uma pessoa em uma esteira e em uma bicicleta ergométrica, com certeza o valor será diferente”, explica Paulo Correia, fisiologista do exercício da Unifesp, que afirma que o VO2 Máx. é uma medida individual, e não deve ser usada para comparar o desempenho de dois atletas.
“O limiar não é um parâmetro de condicionamento. Não é porque uma pessoa tem o consumo maior de oxigênio que ela vai correr mais que outra. Às vezes, a pessoa possui um VO2 Máx. mais alto porque tem dificuldade e se esforça mais para fazer a atividade física, mas não quer dizer que ela é mais rápida. O exame só se torna realmente interessante quando um corredor o realiza de tempos em tempos e compara sua própria evolução”, diz Correia.
Veja na íntegra em: O2 Por Minuto
----------
Repassado por Marinês Melo
Nenhum comentário:
Postar um comentário